Seminário “Cidadania em Tempos Digitais” realizado pela Secretaria de Justiça em parceria com TJ e MP está disponível no YouTube 17/06/2021 - 11:30

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná, promoveu o seminário online “Cidadania em Tempos Digitais”. O objetivo foi apresentar temas de interesse público através de uma nova forma de convívio social.

A abertura do evento apresentou a reflexão do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, sobre o momento pandêmico. “É um momento difícil que a humanidade atravessa, essa pandemia, esse flagelo trouxe uma nova ordem de reflexão existencial para nós todos”, disse.

Em seguida, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo, falou sobre a dificuldade de se manter e exercer a cidadania nos tempos de pandemia e destacou a importância do Seminário através das plataformas digitais, “esse momento de impossibilidade de praticarmos a cidadania olho no olho, faz com que tenhamos urgência de trabalharmos nas plataformas virtuais e desenvolver politicas públicas inerentes a essa prática. Entender o conceito de cidadania digital é essencial para fomentar a conscientização das pessoas quanto ao uso responsável da internet”, afirmou.

O secretário Ney Leprevost completou a abertura do seminário fazendo um agradecimento aos participantes e destacando a importância de eventos virtuais que estimulem o exercício da cidadania. “A frequência constante de utilização do mundo virtual hoje é uma nova realidade. Devido a pandemia, essa é a maneira que temos de levar informações e cidadania para as pessoas”, concluiu.

Após a abertura, a primeira palestra foi com a dra. Angela Mendonça, chefe do Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Para ela, “especialmente nesse período da pandemia, precisamos o tempo todo, tanto na efetivação das políticas públicas, quanto no âmbito dos debates, junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança, estarmos atentos a ideia da integralidade. Nunca foi tão importante reassumirmos o artigo primeiro do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece a doutrina da proteção integral”, disse. Ela apresentou o tema Sociedade unida na prevenção a violência contra a criança.

Os próximos convidados foram Ney Braga Alves, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing – ADVB-Pr e Gislayne Muraro, diretora executiva da ADVB Paraná, apresentando a palestra “Marketing digital para alavancar o comércio” e oficializando o lançamento do curso online “Dicas para Vender Mais”, uma parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que vai auxiliar os profissionais apresentando vídeos curtos, de até 3 minutos, sobre os temas: prospecção e relação com clientes, assessoria de imprensa, acesso ao crédito no  live commerce, google meu negócio, aplicativos úteis e gratuitos, networking, negociação, otimização em redes sociais, entre outros.

Seguindo o cronograma do Seminário, o advogado Célio Pereira Oliveira Neto apresentou o tema “Homeoffice com responsabilidade e cumprimento dos deveres”, mostrando a tendência de continuarmos na modalidade de teletrabalho. “Não da forma que estamos vivendo hoje, mas de uma forma que seja estruturada. A realidade não será de um teletrabalho em tempo integral, mas em um sistema hibrido, como já vem sido adotado”, disse. Ele ainda destacou empresas que adotaram o método e estão satisfeitas com as economias geradas.

Joice Valcarcel, psicóloga social, especialista em Projetos Sociais, analista de projetos da Associação dos Amigos do HC, falou sobre o tema: Saúde física e mental dos idosos em isolamento social”. A psicóloga ainda ressaltou a importância  da mobilização para coibir a violência contra as pessoas idosas através de denúncias nos canais apropriados.


Encerrando o simpósio,  Claudia Silvano, chefe do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, falou sobre os direitos dos consumidores em época de pandemia. “O nosso objetivo de todos os dias, a nossa missão é assegurar que o cidadão consumidor tenhas os seus direitos minimamente respeitados, finalizou.


O seminário está disponível para visualização no canal do Youtube da Sejuf: http://abre.ai/sejufparana

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale)