Tecpar capacita 80 colaboradores com curso de Direitos Humanos 14/09/2023 - 15:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), finalizou, nesta quinta-feira (14), o curso em Direitos Humanos voltado aos colaboradores do instituto. A capacitação, uma das iniciativas propostas pelo Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar, teve a participação de 80 colaboradores – cerca de um quarto do quadro de funcionários da empresa.

O curso teve seis módulos e os assuntos abordados incluíram a introdução aos Direitos Humanos e questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e de neurodiversidade. Nesta quinta-feira, o último módulo foi sobre questão de gênero, com palestra da educadora Maria Cecília Amorim Pilla, doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Amélia Sampaio Rossi, formada em Direito pela UFPR e professora da PUC-PR.

A criação do Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar está em linha com a implantação no instituto da Agenda ESG: agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). O termo é usado para indicar que determinada organização adota práticas responsáveis e sustentáveis.

No caso do Tecpar, a agenda ESG busca, além de organizar e fortalecer ações já desenvolvidas pelo instituto, a implantação de novos projetos relacionados à sustentabilidade, como o curso em Direitos Humanos.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, que participou da cerimônia de encerramento, destacou que o Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade foi criado para fomentar o conceito da diversidade e equidade no ambiente organizacional e o curso de Direitos Humanos foi importante para ampliar o debate sobre esse tema.

“Capacitar os colaboradores sobre as atuais discussões sobre os direitos humanos é fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável baseado no respeito, na diversidade e na pluralidade. Com isso, o Tecpar promove a práticas dentro da empresa que contribuam com ações para responsabilidade social”, salientou.

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania (Seju), Santin Roveda, esta foi mais uma parceria de sucesso com o objetivo de promover os Direitos Humanos no Estado. “Essa iniciativa busca juntar a inovação e tecnologia com a perspectiva dos direitos humanos, respeito às diferenças, promoção da diversidade e da cidadania. São parcerias como essa que mostram a sinergia do Governo do Estado em todas as áreas”, pontuou.

Ao final do curso, o diretor-presidente do Tecpar, Viviane da Paz, da Diretoria Técnica da Seju, Nádia Alves de Souza Leandro, diretora da Escola de Educação em Direitos Humanos, fizeram a entrega simbólica de certificados a alguns colaboradores.

GALERIA DE IMAGENS