Pais

Programa de Apoio e Inserção Social

O Programa de Apoio e Inserção Social (Pais) se coloca como uma estratégia fundamental de aproximação e estreitamento dos laços familiares, resignificando identidades e transitando da exclusão para o campo dos direitos e da participação social.
O Pais tem por objetivo, especialmente, a construção de instrumentos de defesa dos direitos dos adolescentes e das famílias, a aproximação maior da política socioeducativa com a realidade objetiva e subjetiva dos familiares e adolescente, além de abrir canais permanentes de participação e interferência na política de atendimento, defesa e garantia de direitos. Com atividades informativas, culturais e recreativas, propicia a interação na execução das ações pedagógicas dos Centros de Socioeducação.


Público-alvo

Famílias de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas (semiliberdade e internação) nos Centros de Socioeducação do Estado do Paraná. O foco da ação é o adolescente em família, exigindo ações que atinjam essa relação, voltando-se para a singularidade dos sujeitos (do adolescente e da família) e para a reconstrução de suas relações sociais e comunitárias.