Quem é a Secretária

Fernanda Richa


Fernanda Bernardi Vieira Richa

Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná

► Em 1999, se tornou bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná.

► De 2005 a 2010, presidiu a Fundação de Ação Social (FAS), em Curitiba.

► Em janeiro de 2011 (até o momento), assumiu a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado do Paraná, coordenando as políticas de assistência social e de defesa dos direitos da criança e do adolescente, da pessoa idosa, da mulher e da pessoa com deficiência.

► Em maio de 2016, foi eleita a representante do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas) da Região Sul, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), um espaço de articulação entre os gestores federal, estaduais e municipais que tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da política de assistência social no país.

► Em junho de 2016, assumiu a coordenadoria da Comissão Permanente de Políticas Públicas para as Mulheres do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para o período 2016/2017. O foco principal é desenvolver diretrizes para fortalecer as políticas públicas e promover o desenvolvimento social e econômico das mulheres.

► Em março de 2017, participou do curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard (Massachusetts, Estados Unidos).