Após exposição de casos de propaganda enganosa, Procon orienta consumidor no Paraná 05/05/2022 - 12:38

A despeito de terem tirado suas mensagens publicitárias do ar, as mais conhecidas redes de fast food do país protagonizaram campanhas que se caracterizaram como propaganda enganosa. Elas anunciaram sanduíches com picanha e com costela, mas não entregaram o que haviam prometido em suas mensagens publicitárias. O fato levou o Ministério da Justiça e os Procons e notificar as redes McDonald´s e Burger King por “suspeita de vender hambúrguer sem o ingrediente principal”.

O Procon Paraná, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, optou por publicar um vídeo educativo alertando a população sobre a necessidade de ficarem atentos a esse tipo de comportamento, que pode resultar em crime contra os direitos do consumidor. Claudia Silvano, chefe do órgão de defesa do consumidor no Estado, define como providencial a imediata ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que notificou o McDonald´s e o Burger King por propaganda enganosa.

“O Procon-PR alerta os consumidores para que denunciem todo e qualquer abuso contra seus direitos. Um deles é a propaganda enganosa, que induz a comprar produtos que não correspondem às expectativas”, diz Cláudia. “É preciso ficar atento, sempre, inclusive às questões subliminares que, ficam nas entrelinhas. A mensagem publicitária deve ser clara, não pode gerar dúvidas. Qualquer coisa diferente disso se caracteriza como propaganda enganosa”, explica.

EDUCATIVA - Para Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, ao adotar uma postura educativa, de orientação, o Procon-PR alerta o consumidor a ficar atento, sempre, diante de ações que se caracterizam como propaganda enganosa, que objetivam induzi-lo a pagar por algo que não existe, que não é real. "A sociedade paranaense pode ficar segura de que o Governo do Estado, por meio da Sejuf e do Procon-PR, está sempre na defesa incondicional de seu direito e do pleno exercício de cidadania”.

REDES RECUAM - Dias após o McDonald’s confirmar que o McPicanha não tinha hambúrguer de picanha (e parar de vender o sanduíche diante da repercussão negativa), o Burger King admitiu nesta segunda-feira (2) que o seu Whooper Costela não tem costela.