Atendimento a migrantes teve aumento de 37,5% em relação a bimestre anterior 03/11/2025 - 11:11
O Centro de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), registrou um aumento de 37,5% no número de atendimentos. O órgão, que tem como objetivo oferecer orientações sobre o acesso a serviços públicos, realizou 1.310 atendimentos nos meses de setembro e outubro - nos meses de julho e agosto foram 953.
Entre os serviços oferecidos pelo CEIM, os mais procurados são a orientação e o auxílio em processos de documentação. Ao chegar ao país, muitos migrantes precisam de suporte para regularizar sua situação, incluindo a emissão de documentos como o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e outros.
Gil Souza, Superintendente-Geral de Governança Migratória, destaca que o CEIM oferece uma ampla gama de serviços voltados à população migrante, indo além das orientações sobre documentação. “A maioria dos migrantes que chega ao CEIM busca orientações a respeito da documentação, mas é claro que nós temos outros serviços muito importantes. Por exemplo, o encaminhamento ao mercado de trabalho, abertura de MEI’s e também atendimentos psicossociais. Esse conjunto de atendimentos que realizamos tem tornado o acesso do migrante aos direitos básicos do Estado do Paraná uma realidade”, ressaltou.
No CEIM, os migrantes podem receber orientação profissional, cadastrar seus currículos, conectar-se a empresas parceiras e ter acesso a vagas de trabalho, incluindo encaminhamentos diretos para processos seletivos. Além disso, o CEIM também oferece suporte para a criação de Microempreendimentos Individuais (MEIs), contribuindo para a inserção produtiva e a autonomia econômica dos migrantes.
O CEIM também realiza encaminhamentos psicossociais, com direcionamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). O centro ainda oferece orientações sobre cursos profissionalizantes, de idiomas e outras oportunidades que contribuem para a integração e autonomia.
Para mais informações entre em contato com o CEIM pelo email ceim@seju.pr.gov.br ou whatsapp (41) 3224-1979.



