Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas da Sejuf realiza mutirão de renovação dedocumentos para haitianos 23/03/2022 - 11:23

O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) – serviço vinculado ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho –, recebe até quarta-feira (23) um grupo de 600 haitianos para a renovação de passaportes e de outros documentos.

“O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas representa mais um esforço da atual gestão em promover oportunidades e acolher com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida”, afirma o secretário Ney Leprevost.

A ação foi solicitada ao secretário Ney Leprevost pela embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, para atender residentes não só do Paraná, como também de outros estados. Como é o caso de Moisés Jeudh, que mora em Santa Catarina há quatro anos e trabalha com reciclagem. “Vim renovar o passaporte e fui muito bem atendido e agora posso viajar”, conta.

O diretor de Desenvolvimento Social da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Jackson Pitombo, disse que a determinação do secretário Ney Leprevost é “auxiliar e prestar todo o suporte aos migrantes e refugiados que chegam ao Paraná”.

Já o chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, Silvio Jardim, explica que “a maioria dos migrantes que procura o Ceim-PR está entre 30 aos 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho”.

Certificação internacional - A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) recebeu no final do ano passado o selo MigraCidades 2021 - Certificado em Governança Migratória pela Organização Internacional para Migrações (OIM), da ONU. “Isso é resultado das boas práticas do governo Carlos Massa Ratinho Junior na busca da integração e acolhimento dos imigrantes”, explica o secretário Ney Leprevost.

Atendimentos - Ao buscar os atendimentos no Ceim, as pessoas são recebidas por profissionais capacitados, que falam inglês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, francês e japonês. Lá, elas são encaminhadas para fazer CPF, Cartão de Registro Nacional Migratório (CRNM), protocolo de refúgio, carteira Nacional de Habilitação; além de outros atendimentos nas áreas de assistência social, educação, saúde, de garantias de direitos – como serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado – e projetos de capacitação profissional. Durante os cinco anos de funcionamento do CEIM, observou-se um aumento de atendimentos de pessoas vindo da Venezuela, (2.517), Haiti (2.242) e Cuba (295).

Funcionamento – O centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) está localizado na rua Desembargador Westphalen, 15 – 13º andar, edifício Dante Alighieri – Centro, Curitiba/PR. O horário de atendimento é  das 8h30 às 17h30. Para mais informação: (41) 3224-1979 ou ceim@seju.pr.gov.br

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)