Centro de Informação para Migrantes promove atividade em alusão ao Dia das Mães 07/05/2019 - 19:50

Em comemoração ao Dia das Mães que acontece neste domingo (12), a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio do Centro de Informação para Migrantes Refugiados e Apátridas (Ceim), que é vinculado ao Departamento de Direitos Fundamentais e Cidadania promoveu encontro com mães e familiares migrantes e refugiados. Durante o encontro foram realizadas palestras e dinâmicas com profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher da Sejuf.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, que participou da ação, reforçou todo o comprometimento do Ceim com os migrantes que chegam ao Paraná. “Nosso objetivo é proporcionar cidadania a todos que vem procurar uma nova vida, um novo recomeço, com acesso a todos os direitos que uma pessoa livre deve ter, recebendo orientações, encaminhamentos, para que as portas se abram novamente”, destacou Leprevost.

Ainda o secretário reforçou que o Centro é um exemplo de que o governo de Ratinho Júnior tem respeito pelo migrante e cumpre a constituição federal e com os tratados internacionais nos quais o Brasil participa.

A venezuelana Ruimaris Gonzáles veio da Venezuela com o filho, a mãe e duas irmãs chegaram há três meses em Curitiba e logo procuraram o Centro de Informações. A venezuelana recebeu orientações de regularização dos documentos para pode procurar emprego e conseguir uma vaga para colocar seu filho de um ano em uma creche.

Participaram também da ação como voluntários, os alunos da UniCuritiba – que fazem parte do Projeto de Extensão Portas Abertas - , alunos do Colégio Medianeira e Colégio Modelo contribuindo com as atividades em alusão ao dia das mães.

GALERIA DE IMAGENS