Curso capacita profissionais de Agências do Trabalhador para atendimento a migrantes 08/05/2023 - 09:51

O Governo do Estado promoveu nesta semana um curso de capacitação de intermediação de mão de obra para agentes públicos de Agências do Trabalhador da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) do Paraná. Nesta sexta-feira (5) os participantes contaram com uma formação específica para o atendimento aos migrantes.

O conteúdo foi ministrado por profissionais do CEIM – Centro Estadual de Informação para Migrantes Refugiados e Apátridas, nas dependências da Escola de Gestão, localizada no Palácio das Araucárias em Curitiba.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) e a Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJU).

“O emprego pode fornecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, além de permitir que os migrantes e suas famílias tenham uma melhor qualidade de vida. Além disso, com remuneração justa e direitos garantidos, o migrante pode contribuir com a economia local”, afirmou o secretário de rabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Nesta edição, participaram 23 agentes dos seguintes municípios: Araucária, Assaí, Cafelândia, Candói, Centenário do Sul, Curitiba, Doutor Camargo, Guapirama, Mariópolis, Nova Olímpia, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Barreiro, Rolândia e Ubiratã.

“O Paraná se destaca como um dos estados mais acolhedores do Brasil. Precisamos ampliar cada vez mais as políticas públicas voltadas aos migrantes, o que perpassa saúde, educação, emprego, cultura, e todas as demais áreas estratégicas, trabalhando de maneira integrada e articulada para levar cidadania para todos”, destacou o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

GALERIA DE IMAGENS