Evento em Curitiba oferece no sábado serviços e orientações a migrantes e refugiados 20/10/2022 - 16:29

O projeto MigrAÇÃO, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), vai promover neste sábado (22), em Curitiba, serviços a migrantes e refugiados que estão no Paraná.

O evento acontece na Praça Santos Andrade, no Centro, das 9h às 15h. A programação inclui atendimentos relacionados a benefícios assistenciais; proteção à mulher, ao idoso e às crianças; regularização de documentos, entre outros. Também haverá apresentações culturais e uma feira de empreendedorismo voltada aos migrantes.

Anderson Rodrigues Ferreira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/PR, destacou a importância do evento. “Temos que nos atentar sobre os direitos humanos dessa parcela significante da população em vulnerabilidade, a qual precisa ser enfrentada. Nosso principal intuito na realização desse evento é trazer à baila esse tema”, disse.

Responsável técnica pelo Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM/PR), da Sejuf, Kelly Letchakowski reforçou o convite para esse público. “Vamos participar levando informações e orientações sobre ações como as Carretas do Conhecimento, sobre questões como tráfico de pessoas, xenofobia, trabalho análogo ao escravo, serviços de regularização documental, dentre outros”, disse. “É muito importante que os migrantes e refugiados participem, mas também brasileiros que conhecem migrantes, para que levem essas informações a eles”.

MIGRAÇÃO – Também são parceiros da ação: Bomoko; B’NAI B’RITH Paraná; Cáritas Brasileira - Regional Paraná; Cáritas - Arquidiocese de Curitiba; Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma); Círculo de Hospitalidade; Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (Coped); Defensoria Pública do Estado do Paraná; Escola do Legislativo - Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; Jornal do Líbano; Irmandade Sem Fronteiras; Polícia Federal; PUC-PR e TV Paraná Turismo.

O evento ainda conta com o patrocínio da OAB/PR; Sejuf; Caixa dos Advogados do Paraná; OIM (ONU Migração); Prefeitura de Curitiba; Instituto IKA; Instituto PluriBrasil; Euro Design Comunicação Visual; TIM; Polícia Civil do Estado do Paraná e UFPR.

SERVIÇO:

Projeto MigrAÇÃO