Feira da Cidadania leva serviços e atendimentos gratuitos ao Cajuru 28/02/2020 - 15:33

Mais de 30 serviços gratuitos serão oferecidos dia 4 de março (quarta-feira), das 9 às 17 horas, para os moradores do Cajuru e bairros vizinhos. É a Feira de Cidadania, promovida pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho que estará atendendo crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, idosos e famílias carentes.   “Estamos proporcionando a inclusão social por meio de um atendimento individualizado e humanizado nas Feiras da Cidadania, oferecendo diversos serviços sem custo para a melhoria da qualidade de vida da população que mais precisa”, explicou o secretário Ney Leprevost, lembrando que é prioridade de Ratinho Junior levar o governo mais perto da população em vulnerabilidade.

A Feira da Cidadania será na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém (Rua amador Bueno, 627) e vai oferecer 500 senhas para cadastro na Agência do Trabalhador e intermediação de empregos, 200 agendamentos para RG para crianças e adolescentes até 17 anos de idade, atendimento pelo Tribunal de Justiça do Paraná (conciliações, mediações, divórcio, reconhecimento de paternidade) e emissão de ID Jovem (documento para jovens de baixa renda de 15 a 29 anos que dá direito a meia entrada em cinemas e shows e vagas gratuitas em transporte intermunicipal).

A Copel estará cadastrando famílias na Tarifa Social, um programa que concede descontos na conta de luz, até o limite de consumo de 220 kWh. Para se candidatar ao benefício, a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou tenha entre seus membros portador de doença ou patologia cujo tratamento demande o uso continuado de aparelhos elétricos ou ainda,  quem receba o Benefício da Prestação Continuada (Amparo Social ao Idoso ou Amparo Social à Pessoa com deficiência).

Também estará sendo oferecida a inscrição ao Passe Livre, um benefício estadual concedido às pessoas com deficiência, que assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Para as mulheres, estará no local o Ônibus Lilás com  orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

A Feira terá ainda, atendimento do Procon, Detran e Sanepar;  teste de glicemia feito pela UniBrasil; informações sobre  saúde, nutrição, educação e cidadania de crianças, desde o ventre materno até os seis anos de idade pela Pastoral da Criança; cadastro e atendimento no Piá da Celepar,  atendimento e orientações a idosos pelo programa 60+ e Daí, corte de cabelo gratuito pela Escola de Cabeleireiro Elegance e recreação para crianças e atividades culturais.

GALERIA DE IMAGENS