Justiça e Fomento Paraná discutem política de crédito a migrantes 05/04/2023 - 10:39

Na tarde desta terça-feira (4), a diretoria da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU) recebeu a visita do diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e do diretor de Mercado da instituição, Vinícius José Rocha. A agenda marcou o início das tratativas para o desenvolvimento de uma política de fomento voltada a migrantes que vivem no estado.

Receberam a comitiva da Fomento Paraná a diretora-geral da SEJU, Rúbia Rossi; a diretora administrativa da pasta, Viviane da Paz; a coordenadora de Cidadania e Direitos Humanos, Sílvia Xavier; a coordenadora da Política de Migrantes da secretaria, Evlin Gamra; e Rafael Rossato, integrante do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas (CERMA).

Rúbia Rossi enalteceu a atuação da instituição. “Concessão de crédito é fundamental para impulsionar o empreendedorismo. A Fomento Paraná tem importância imensa para isso, e contar com a parceria dessa instituição é essencial para avançarmos em projetos e ações transformadoras para a vida da população migrante”, destacou.

“Este assunto é um ponto focal da nossa secretaria, essas pessoas vêm ao Paraná buscando um recomeço, e nós estamos dispostos a acolhê-los”, continuou a diretora-geral. “Viabilizar que elas se tornem empreendedoras é uma forma de promover a dignidade a elas”, salientou Rúbia.

Durante a reunião, Heraldo Neves destacou o compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Junior em impulsionar o crescimento do Estado de forma ampla e inclusiva. “Uma das determinações da gestão estadual é que cada vez mais o crédito seja uma ferramenta indutora da inclusão. Temos uma atuação nesse sentido, por exemplo, com as linhas de crédito voltadas exclusivamente para mulheres”, explicou.

“O objetivo dessa vinda à SEJU é entender o perfil da população migrante, levantar dados e informações que subsidiem um planejamento nesse sentido. A expectativa é que a SEJU esteja no suporte para o desenvolvimento de uma política de fomento e, mais adiante, formalizar uma parceria concreta de atuação, como temos atualmente com a Secretaria da Cultura, por exemplo”, detalhou Neves.

Viviane da Paz ressaltou que a Secretaria está “à disposição para auxiliar na coleta de dados e no fornecimento de apoio para viabilizar a atuação da Fomento”. Segundo ela, a equipe da SEJU vai se mobilizar em torno deste tema para estabelecer um fluxo de trabalho que agilize essa etapa inicial.

Para Sílvia Xavier, “Nos deparamos diariamente com migrantes que estão desnorteados, que nos buscam para regularização documental e encaminhamento para vagas de emprego. Porém, dentre eles há um grande volume de profissionais extremamente qualificados e com condições de empreender e fazer a diferença com seus conhecimentos e capacidades”, relatou.

Ficou acordado, durante o encontro, que novas rodadas de conversas serão realizadas com os departamentos técnicos da SEJU e Fomento Paraná. Nas próximas reuniões será feita a apresentação de dados e planejado um estudo de cenário, visando a estruturação de um projeto concreto de fomento aos migrantes. Outra possibilidade avaliada é capacitar agentes de créditos especializados no atendimento a este público, o que também será debatido nos próximos encontros.