Migrantes e refugiados recebem orientações sobre o Coronavírus 13/03/2020 - 18:41

Os estrangeiros que procuram pelos serviços do Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (Ceim-PR) já estão recebendo orientações sobre os cuidados contra o coronavírus em suas línguas de origem. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho entregou ao Centro cartazes em português e traduzidos também para outras cinco línguas –  crioulo haitiano (creóle), francês, inglês, espanhol e árabe.

A venezuelana Genesis Centero (22 anos) e seu conterrâneo Luis Vargas (20) e a haitiana Clerna Prince (28) aprovaram a medida. “Nunca havia visto um comunicado inteiro em minha língua nativa”, comentou Clerna. “Importante para que possamos entender as orientações e repassar para os nossos colegas venezuelanos”, disse Genesis.

O material informativo será distribuído em todo o Paraná pelo Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma), por meio dos representantes de instituições como Universidade Federal do Paraná, Cáritas, Comunidade Nigeriana, Aldeias Infantis SOS Brasil, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS ,  Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS, Aldeias Infantis SOS -Brasil, Pastoral dos Migrantes, Conselho Regional de Psicologia do Paraná,  entres outros. Os cartazes e flyers também serão distribuídos na Festa das Nações, que será realizada final de março, na praça Nossa Senhora da Salette, pelo Rotary Clube.

A Polícia Federal de Curitiba também solicitou cartazes em diferentes para ajudar na informação da população em seus postos de atendimentos a migrantes.

Os cartazes contêm informações sobre o que é o Coronavírus, quais os sintomas, como é transmitido e como se prevenir, e também estão disponíveis para download no link abaixo.