Para expandir agenda ESG, Tecpar promove capacitação em Direitos Humanos para colaboradores 22/06/2023 - 14:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), iniciou, nesta quinta-feira (22), o primeiro módulo do curso em Direitos Humanos voltado aos colaboradores do instituto. A capacitação é uma das iniciativas propostas pelo Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar.

Cerca de 50 colaboradores se inscreveram para participar do curso, que terá seis módulos e será ministrado até setembro. Entre os assuntos abordados, estão a introdução aos direitos humanos e questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e de neurodiversidade.

A criação do Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar está em linha com a implantação no instituto da Agenda ESG: agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). O termo é usado para indicar que determinada organização adota práticas responsáveis e sustentáveis.

No caso do Tecpar, a agenda ESG busca, além de organizar e fortalecer ações já desenvolvidas pelo instituto, a implantação de novos projetos relacionados à sustentabilidade, como o curso em Direitos Humanos.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou que capacitar os colaboradores sobre as atuais discussões sobre os direitos humanos é fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável baseado no respeito, na diversidade e na pluralidade.

"O Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Equidade do Tecpar foi criado para fomentar o conceito da diversidade e equidade no ambiente organizacional e o curso de Direitos Humanos é importante para ampliar o debate sobre os assuntos. Com isso, se oportuniza avanços na cultura organizacional da empresa, com foco em promoção e valorização de práticas dentro da empresa que contribuam com ações para responsabilidade social", destaca.

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania (Seju), Santin Roveda, esta é mais uma parceria de sucesso com o objetivo de promover os Direitos Humanos. "Nós estamos sempre oferecendo toda a estrutura da ESEDH, a escola formadora da Seju, para a realização de cursos, seminários e eventos para todos os órgãos do Governo do Estado, parceiros da sociedade civil e do setor produtivo. Além de terem acesso a um conteúdo de qualidade, todos os participantes receberão um certificado para incrementar os seus currículos", afirmou.

PRIMEIRO MÓDULO – A capacitação em Direitos Humanos no Tecpar foi iniciada com a introdução aos Direitos Humanos, com a participação de três especialistas: Jeferson Luiz Ignacio de Castro, diretor da Escola de Educação em Direitos Humanos; Mirian Célia Castellain Guebert, professora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e Valquíria Renk, professora do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR.

GALERIA DE IMAGENS