Procon-PR encontra irregularidades em postos de combustíveis 24/04/2022 - 15:06

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, através do Procon-PR encontrou irregularidades em todos os postos de combustíveis fiscalizados durante esta semana. A fiscalização começou na terça-feira (19) e foi realizada em conjunto com a Delegacia do Consumidor - Delcon, Instituto de Pesos e Medidas - Ipem-Pr e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O resultado foi a constatação de práticas em desacordo com a legislação estadual e federal, tais como inexistência de bomba para fornecimento de gasolina comum, falta de informação sobre a diferença percentual entre o valor do litro da gasolina e do etanol, ausência de material informativo que ateste a qualidade do combustível comercializado, não apresentação, no ato da ação de fiscalização, das 3 (três) últimas notas fiscais de aquisição de gasolina comum e etanol, entre outras irregularidades.

Além do trabalho realizado pelo Procon-PR, o Instituto de Pesos e Medidas identificou bombas com bico por vazão abaixo do permitido, além de ter reprovados dois bicos por mangueira em mau estado de conservação e sistema de desligamento automático superior a 60 segundos.

A Agência Nacional de Petróleo recolheu amostras de combustível que serão posteriormente analisadas.