Procon da Secretaria de Justiça dá dicas de como aproveitar o Black Friday com segurança
17/11/2021 - 08:51

Diante de tantas promoções e ofertas promovidas em novembro na Black Friday, os consumidores, muitas vezes, ficam perdidos e mais suscetíveis a golpes. Por isso, "nesse período, é importante ficar atento à veracidade das propagandas, se proteger e, em caso de fraudes, acionar o Procon”, lembra o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

De 2018 a 2020, o Procon recebeu 432 reclamações sobre vendas realizadas no período da Black Friday. Para evitar a perda de dinheiro e dores de cabeça, a chefe do Procon da Secretaria de Justiça, Claudia Silvano, dá algumas dicas de como comprar sem sair no prejuízo. Veja abaixo:

 

1. Acompanhe a variação dos preços dos produtos ao longo do tempo

Monitorar os preços ao longo dos meses é uma boa maneira de observar se os produtos vendidos na Black Friday estão, de fato, com preços promocionais ou se as empresas estão apenas ludibriando os consumidores. Através de sites como Buscapé e Zoom, é possível fazer o comparativo dos preços dos produtos durante todo o ano.

 

2. Tome cuidado com os links recebidos através das redes sociais

Fique atento a links que vêm, principalmente, por meio de WhatsApp e e-mail. Um dos sinais de golpe, que pode ser notado quando se clica nesses links, é que a página direcionada costuma ser muito parecida daquela Empresa a qual o consumidor achou que era de fato. Só que diferente das páginas confiáveis, as páginas falsas não aceitam cartão de crédito, apenas pagamento por meio de boletos ou pix – assim, o consumidor não consegue reverter os danos com facilidade.

 

3. Avalie se você realmente precisa comprar nesse momento

Ponderar a necessidade de comprar algum produto e analisar a atual condição financeira, ajuda você a não comprar por impulso, a não cair em golpes e, consequentemente, não perder dinheiro.

 

4. Não considere as promoções somente online

Além das promoções onlines, muitas lojas físicas também participam do Black Friday e podem apresentar bons preços e  boas opções de pagamento . Considerar estes lugares para comprar o produto, ajuda também a não cair em golpes, já que o pagamento será feito na hora.

Mas, apesar disso, todo cuidado é pouco e estar atento é sempre o melhor a se fazer para não sair no prejuízo.

 

(Via assessoria de imprensa – Luana de Moraes)

Últimas Notícias