Procon da Secretaria de Justiça realiza até final de março mutirão online de renegociação de dívidas 03/03/2022 - 10:39

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-PR, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, realizará entre os dias 07 e 31 de março de 2022, um mutirão online de renegociação de dívidas.

A ação, iniciativa conjunta do Procon-PR da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Febraban e Associação Brasileira de Procons – PROCONSBRASIL, acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos.

De acordo com secretário Ney Levrepost, de Justiça, Família e Trabalho, “a iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e endividamento”.

Muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon-PR ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. "Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, avalia Claudia Silvano, chefe do Procon-PR.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma - quando receberá um login e senha. Em seguida, o consumidor faz o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Participarão do mutirão mais de 160 bancos e financeiras.

Plataforma Consumidor

(Via assessoria de imprensa)