Procons do Paraná promovem ações para marcar o Dia Internacional do Consumidor 14/03/2024 - 10:30

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), realiza nesta sexta-feira (15), em Curitiba, uma ação para marcar o Dia Internacional do Consumidor. Quem passar pelo calçadão da Rua XV de Novembro (Boca Madita) vai receber orientações e materiais educativos. Os Procons municipais promoverão atividades simultaneamente.

Na Capital, as atividades acontecem das 9h às 16h em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), Copel e Sanepar. O atendimento na sede do Procon-PR ocorrerá normalmente, das 8h às 17h.

“Mais do que comemorar, o dia 15 de março deve ser uma data de reflexão sobre como as políticas públicas implementadas pelos governos podem melhorar e facilitar a jornada do consumidor, além de garantir a proteção dos seus direitos”, disse o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Os Procons municipais também farão diversos eventos como palestras, distribuição de material educativo, fiscalização simulada com crianças, caminhadas e rodas de conversa, entre outras ações. A programação deve ser consultada no órgão de cada cidade.

DIA INTERNACIONAL – No dia 15 de março de 1962, o então presidente americano John Kennedy, em um discurso no congresso americano, pontuou quatro importantes direitos básicos do consumidor: o direito à segurança, o direito de ser informado, o direito de escolha e o direito de ser ouvido. Desde então, a data foi instituída o Dia Internacional do Consumidor.