Secretaria da Justiça e Conselho das Comunidades Tradicionais prestam suporte para a vacinação da população indígena no Paraná 21/01/2021 - 17:50

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e o Departamento de Garantia do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), estão acompanhando e oferecendo todo o suporte para que o processo de vacinação contra a Covid-19 para a população indígena ocorra da melhor forma.

De acordo secretário da Justiça, Ney Leprevost, “estamos colocando à disposição todo o suporte da nossa estrutura, por meio dos nossos Escritórios Regionais, para assegurar o direito desses povos e comunidades tradicionais”.

O chefe do Departamento de Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria de Justiça, Paulo Sena, reforça que “a atuação do Conselho dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais é fundamental para garantir todo e qualquer direito. Nós do departamento prestamos todo o suporte para que sejam efetivas as medidas em favor da população indígena e suas comunidades”.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses nesta primeira etapa. Dessas, 22.720 reservadas para a população indígena (para as duas aplicações) e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), todos os 10.816 índios com mais de 18 anos mapeados em 30 municípios receberão a proteção já no início desta campanha de vacinação.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto - com informações da AEN-PR)