Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Espaço Vila Urbana proporcionam oportunidades de economia solidária através da gastronomia e artesanato para migrantes e refugiados 04/03/2022 - 14:35

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, e a diretora da Vila Urbana, Roselis de Aguiar Macedo, lançaram nesta quinta-feira (3) um novo serviço para os migrantes e refugiados que escolheram Curitiba como seu novo lar: o projeto “Imigrar, a arte de acolher”. A ação, realizada na gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior, possibilita que os migrantes ou refugiados tenham um espaço dentro do complexo de entretenimento Vila Urbana para expor e vender seus produtos artesanais e gastronômicos.

O secretário Ney destacou que a iniciativa é mais uma demonstração de parceria de sucesso entre o Poder Público e iniciativa privada. “Em nome do Governo do Paraná quero registrar meu reconhecimento público a empresa Vila Urbana por nos ajudar a proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que escolheram nosso Estado para viver”, disse o secretário Ney.

O projeto “Imigrar, a arte de acolher” está funcionando em um contêiner da Vila Urbana, espaço gastronômico e cultural localizado na rua Marechal Deodoro, 686 no Centro de Curitiba e vai receber a cada 15 dias um grupo de um país específico. Os migrantes e refugiados serão pré-selecionados pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e, em seguida, a equipe da Vila Urbana viabilizará aos selecionados condições de trabalho, mentoria para apresentação dos pratos, precificação e divulgação, assim como disponibilizará palco para ações e apresentações culturais.

“É uma oportunidade que eles têm para demonstrar e criar novamente a história deles na área de gastronomia. São pessoas que já têm uma experiência no país de origem e que eles encontraram aqui uma oportunidade. Aqui eles vão ter visibilidade, as pessoas vão conhecê-los, procurá-los e podem ser inseridos no mercado de trabalho. Eles vão ter o provento deles aqui. A Vila entra com a estrutura, a Secretaria com o apoio de triagem dos grupos que vem para cá. Nós vamos dar orientação quanto a montagem de prato e cardápio”, explica Roselis de Aguiar Macedo, diretora da Vila Urbana.

“Para mim, como haitiana, é muito importante este projeto para mostrar nossa cultura. O povo brasileiro não sabe como é a comida do Haiti e a nossa cultura. Aqui é uma oportunidade para mostrar quem somos nós”, conta Laurette Bernardin Louis.

Parceria – O “Imigrar, a arte de acolher” é uma parceria da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Justiça e Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Estado do Paraná (Ceim) com o complexo de entretenimento Vila Urbana e o Sesc-PR.