Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Vila Urbana lançam projeto “Imigrar, a arte de acolher” e amplia inclusão de imigrantes no Paraná 03/03/2022 - 08:20

Com o propósito de reafirmar o compromisso do Governo Carlos Massa Ratinho Junior em bem receber as pessoas que escolheram o Paraná como novo lar, o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, lança no dia 3 de março, quinta-feira, a partir das 14h, na Vila Urbana, (rua Marechal Deodoro, 686), em Curitiba, o projeto “Imigrar, a arte de acolher”. O projeto consiste em viabilizar contêiner da Vila Urbana para os migrantes ou refugiados exporem e venderem seus produtos de culinária e artesanato e vai receber a cada 15 dias um grupo de um país específico.

“Essa é mais uma ação que demonstra a dedicação e o comprometimento da nossa gestão em apoio e garantias dos direitos dos migrantes de todas as partes do mundo que escolheram o Paraná para reconstruir sua vida. Dar oportunidades e receber com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida é o nosso objetivo”, diz Leprevost.

A equipe da Vila Urbana viabilizará aos selecionados condições de trabalho, mentoria para apresentação dos pratos, precificação e divulgação, assim como disponibilizará palco para ações e apresentações culturais. Segundo Roselis Aguiar Macedo, diretora da Vila Urbana, “a proposta é que o projeto funcione em sistema de rodízio, pois assim várias etnias e famílias vão se beneficiar dele. A empresa irá ceder uma cozinha completa, que foi montada dentro do empreendimento, custeando luz, gás e água para atender às famílias acolhidas”.

O chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, Silvio Jardim, diz que esse novo projeto na Vila Urbana vai promover novos meios de inclusão social dos imigrantes e refugiados de todo o Paraná. “Começamos por Curitiba, pois é o destino da maioria das pessoas vindas de outros centros. Entretanto, a orientação do secretário Ney é estender o projeto para todas as cidades que demonstrarem interesse”, explica Silvio.

Primeira apresentação – A estreia do projeto nesta quinta-feira será com uma família cubana, que reside em Curitiba há pouco mais de um ano, e vai apresentar a música, os trajes típicos e as comidas típicas. “Esse projeto é muito bom e vai ajudar a comunidade de imigrantes em Curitiba. Vai ser muito importante estar envolvida já no lançamento do projeto, ocupando um espaço na Vila Urbana. Agradeço muito ao secretário Ney Leprevost e toda sua equipe pelo carinho e atenção que tem dispensado a mim e a todos os imigrantes do Paraná”, disse Loida Rodriguez, integrante da família que será a primeira a participar do projeto.

Parceria – O “Imigrar, a arte de acolher” é uma parceria da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Justiça e Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Estado do Paraná (Ceim) com a Vila Urbana (vila gastronômica e cultural) e o Sesc-PR.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)