Secretaria de Justiça promove ciclo de capacitação para auxiliar migrantes e refugiados 06/07/2021 - 14:20

Com o objetivo de auxiliar os migrantes e refugiados que chegam ao Paraná, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), através do Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), realiza nesta quarta-feira (7) e também nos dias 14, 21 e 30 de julho, o Ciclo de Capacitação online “Vez e Voz do Migrante”. A transmissão será no Canal do Youtube da Sejuf:

A iniciativa, que conta com a parceria da Organização Internacional para as Migrações (OIM), faz parte das ações do Governo do Estado para minimizar os impactos migratórios e garantir os direitos básicos dessas pessoas. O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, lembra que é missão do CEIM, no que diz respeito aos migrantes e refugiados, "encaminhá-los para assistência, mercado de trabalho e atendimento socioassistencial proporcionando dignidade a estes povos”.

Ao longo da capacitação serão abordadas questões relacionadas à documentação, garantias de direitos, depoimento de migrantes, educação, revalidação de diploma, assistência social, saúde, segurança e empregabilidade.

CEIM - O Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas está com os atendimentos presenciais suspensos, devido à pandemia, mas continua orientando as pessoas, de segunda a sexta, através do telefone (41) 3224-1979 / 3223-7608 ou pelo e-mail: ceim@sejuf.pr.gov.br.

(Via Assessoria de Imprensa – Luana de Moraes)