Secretarias alinham pautas para geração de renda na agricultura familiar 18/08/2020 - 14:37

Nesta terça-feira (18), o secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Mauro Rockenbach, esteve reunido com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e com o deputado federal ‘Vermelho’, para debater sobre a geração de renda na agricultura familiar com a nova modalidade de Inclusão Produtiva Solidária com famílias rurais em situação de vulnerabilidade.

A Sejuf com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) desenvolvem o projeto Renda Agricultor Familiar, que é uma ação do programa Nossa Gente, para ajudar e oportunizar as famílias que vivem no campo.

O projeto tem como objetivo investir na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida, como pequenas reformas no saneamento básico, incentivo à produção para consumo próprio e impulso para o desempenho de atividades agrícolas, como compra de sementes, insumos e equipamentos. A família é acompanhada por um técnico rural do IDR que verifica a execução do recurso. Essas famílias, em geral, são agricultores familiares que subsistem da produção de suas pequenas propriedades. Também estão inclusas as populações indígenas, quilombolas, faxinalenses e pescadores.

Já a nova modalidade vai ampliar a proposta do renda agricultor e focar em ações coletivas de grupos familiares e comunitários, atendendo prioritariamente famílias indígenas e quilombolas em situação de vulnerabilidade social, acolhidas pelo Programa Nossa Gente Paraná, com renda per capita de até R$ 178,00 ou que participaram da primeira fase Renda Agricultor e aplicaram satisfatoriamente os recursos.