Seju, em parceria com Câmara de Vereadores e Prefeitura de Maringá, promove “Cidadania Plena” e “Se liga 16” 18/02/2026 - 17:41

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Câmara de Vereadores de Maringá, por meio do Núcleo Regional de Educação, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Prefeitura Municipal de Maringá, promove as campanhas “Cidadania Plena” e “Se Liga 16 – Jovem eleitor, conquiste esse título para o Brasil”. As ações vão acontecer entre os dias 23 e 27 de fevereiro e têm como objetivo oferecer atendimento eleitoral completo, com estrutura para cadastro biométrico, regularização de pendências, emissão e atualização do título de eleitor, além de incentivar o alistamento eleitoral de jovens.

As campanhas acontecem na Subprefeitura do Distrito de Iguatemi, distrito do município de Maringá, localizada na Rua Manuel Frigo, 233, das 9h às 17h. Para o atendimento, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, com emissão de até três meses.

A escolha do Distrito de Iguatemi para a realização da campanha “Cidadania Plena” se dá pelo fato de o mesmo possuir uma população estimada em cerca de 15 mil habitantes, mas atualmente contar com apenas 5.739 eleitores cadastrados. O número evidencia a necessidade de ações que promovam inclusão, acesso à informação e ampliação da participação democrática. Atualmente, o distrito dispõe de apenas uma seção eleitoral, o que torna mais relevante a descentralização dos serviços promovida pela campanha.

Durante a campanha “Cidadania Plena”, o espaço da subprefeitura do Distrito de Iguatemi estará aberto a toda a comunidade, oferecendo atendimento eleitoral completo, com estrutura para cadastro biométrico, regularização de pendências, emissão e atualização do título de eleitor, possibilitando que o cidadão saia com sua situação regularizada no mesmo dia.

“Quando levamos serviços para mais perto da população, promovemos cidadania. Por isso, valorizamos parcerias como essa. Com a união de esforços, vamos estimular a participação de cidadãos no processo democrático, ouvir suas demandas e entender como o poder público pode ser mais efetivo”, comenta o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge.

“A campanha Cidadania Plena tem o objetivo de garantir o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral a moradores do Distrito de Iguatemi, que tem o número populacional desproporcional ao número de eleitores, promovendo mais inclusão e cidadania, oportunizando que a comunidade possa participar do Pleito Eleitoral de 2026”, explica Carlos Bonfim, representante da Seju no Núcleo Regional de Maringá e coordenador das duas campanhas.

A campanha “Se Liga 16” tem foco especial nos jovens de 16 e 17 anos, incentivando o alistamento eleitoral e o exercício consciente da cidadania desde cedo. A iniciativa contará com palestras e atividades de conscientização voltadas aos jovens, promovidas pela Escola Legislativa da Câmara de Vereadores de Maringá.

Bonfim também ministrará palestras sobre a importância do voto, da participação política e do protagonismo juvenil. A campanha disponibilizará transporte aos adolescentes para a realização do título da escola até o cartório eleitoral.

Para o diretor de Justiça da Seju, Gerson Faustino Rosa, a promoção da educação cidadã é um compromisso do poder público e um pilar essencial para o fortalecimento da democracia. “Especialmente quando se avizinha o período eleitoral, campanhas como a "Cidadania Plena" e o "Se liga 16" ganham maior relevância, uma vez que o exercício da cidadania pressupõe a atuação de todos os titulares do poder, o povo. E no que concerne ao poder público, cabe a nós sensibilizar a todos os cidadãos, desde jovens, a exercer de forma consciente esse direito e dever fundamental, e assim participar efetivamente da ordem democrática para impulsionar o progresso da nossa nação”, afirma Faustino Rosa.

Serviço:Campanhas Cidadania Plena e Se Liga 16

Local: Subprefeitura do Distrito de Iguatemi

Horário: 9h às 17h

Data: de 23 a 27 de fevereiro

Documentos necessários: documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, com emissão de até três meses.