Sejuf define metas para ampliação do Paraná Cidadão 29/04/2022 - 18:15

Nesta quinta-feira (28), o secretário de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni, se reuniu com toda a equipe e os parceiros do programa Paraná Cidadão, para estabelecer metas, elencar desafios, e formar grupos de trabalho com o objetivo de ampliar os serviços oferecidos e o número de municípios atendidos. "Fiz questão de convocar todos os nossos parceiros, primeiramente para agradecer pelo excelente trabalho que vem sendo feito há mais de uma década, melhorando a cada ano, mas também para propor melhorias e ampliar o escopo de atuação durante o próximo período. Já temos o aval do governador Carlos Massa Ratinho Júnior para colocar o programa como prioridade da nossa gestão", disse.

Participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça (TJ-PR), da Polícia Militar, da Celepar, do Detran, do CIEE-PR (Centro de Integração Escola-Empresa), da Copel, da Prefeitura de Curitiba, da Sanepar, da Polícia Penal, e da Cohapar, além de órgãos da Sejuf que participam do programa, como o Departamento do Trabalho, Departamento da Mulher, Departamento das Pessoas com Deficiência e o Procon.

"O Paraná Cidadão é o carro-chefe da promoção da cidadania do estado, pois ela reúne no mesmo espaço uma série de serviços públicos, de modo o cidadão consegue no mesmo dia o acesso a vários documentos, cadastro em diversos programas sociais, ações na área de saúde e lazer, tudo de forma completamente gratuita. O desafio colocado agora é justamente a ampliação do Programa, incluindo convidar novos parceiros como a AMP - Associação de Municípios do Paraná", afirmou Márcio Marcolino, diretor-geral da Sejuf.

Atualmente a feira é realizada duas vezes ao mês, sempre levando todos os serviços oferecidos a um município diferente em cada edição. O principal atrativo da feira é a confecção de documentos, porta de entrada para que os paranaenses acessem seus direitos, como RG feito pelo Instituto de Identificação, o CPF que passou a ser realizado pelo Deppen (Departamento de Polícia Penal) após convênio com a Receita Federal, a Carteira de Trabalho através da Agência do Trabalhador, e documentação infantil pelo programa Criança e Adolescente Protegidos em parceria com o TJ-PR. "A reunião foi extremamente proveitosa, onde podemos acertar alguns detalhes e visualizar o crescimento do Paraná Cidadão, que é um projeto de governo que vem para atender a população e levar cidadania aos municípios do Paraná", destacou Antônio Norberto da Polícia Penal.

Além dos documentos, também é possível se cadastrar em diversos programas sociais do governo estadual, como o Energia Solidária da Copel, o cadastro habitacional da Cohapar e a Tarifa Social da Água da Sanepar. "A Copel realiza vários serviços de atendimento no Paraná Cidadão. Então, se o cliente precisa de troca de titularidade, pedido de ligação ou cadastrar baixa renda de serviços, então nós disponibilizamos uma atendente para que participe e faça esse serviço para ele lá no local", explicou Marjorie Koutton, representante da Copel na reunião.

Na área de emprego, em toda edição do Paraná Cidadão, o departamento do Trabalho da Sejuf entra em contato com os empregadores da região para intermediar a contratação de pessoas durante a feira, além de oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional. "O CIEE é parceiro da Sejuf há anos, principalmente neste projeto que leva cidadania aos lugares que mais precisam em nosso estado. A nossa instituição faz as orientações sobre o ingresso no mundo do trabalho e oferece vagas de aprendizagem, de estágios e cursos livres gratuitos de capacitação a todos os interessados", disse Simone Paulin, gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR.

O Paraná Cidadão também é oportunidade de promover campanhas de conscientização, como a campanha de combate a epidemia de dengue realizada pela Secretaria de Saúde, e a campanha do Detran de prevenção aos acidentes no trânsito. Uma novidade que já será implantado na próxima edição em Ivaiporã, é o Paraná Cidadão temático, desta vez dentro dos eventos do Maio Amarelo, de prevenção à acidentes de trânsito.

"O Paraná Cidadão é uma ótima oportunidade para que a Prefeitura possa mostrar inovações que estão sendo realizadas na área da educação e no cuidado com o meio ambiente através do fornecimento, por exemplo, da apresentação da Família Folhas. É uma grande parceria que vai ser retomada e reforçada a partir de agora para que os espaços públicos da cidade possam receber essa feira", disse Bruno Pessuti, que representou a Prefeitura de Curitiba na reunião.