Sejuf promove workshops sobre empregabilidade migrante 02/05/2022 - 17:32

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), através do Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Estado do Paraná (CEIM) estará realizando nesta terça-feira (3) para migrantes com orientações sobre como acessar oportunidades de trabalho, elaborar currículos, participar de processos seletivos de empresas, direitos trabalhistas e como acessar a rede de proteção contra a exploração laboral. "O Paraná é líder absoluto na geração de emprego e renda no Brasil, o governo Carlos Massa Ratinho Júnior está fazendo a sua parte para a recuperação econômica do país no pós-pandemia. Por isso, muitos imigrantes escolhem o Paraná como lugar para recomeçar a vida, vindo de diversos países, e a Sejuf trabalha intensamente para recepcionar essa população e garantir a sua cidadania", disse o secretário Rogério Carboni.

O workshop faz parte do projeto “Vez e Voz da Pessoa Migrante no Paraná”, que desde 2021 realiza capacitação e conscientização das questões migratórias, em parceria com a OIM, a Agência da ONU para as Migrações, e do Projeto Connect, da Unicuritiba. Em maio, fazendo parte das atividades do Mês do Trabalhador, o CEIM também realizará outro workshop na segunda semana de maio, e uma Feira de Empregabilidade para Migrantes no final do mês. "Este projeto é mais um meio de facilitar a adaptação das pessoas que deixaram seus países de origem em busca de melhores perspectivas de vida no Paraná. A disposição de bem acolher é permanente em nosso estado", afirmou Jane Vasques, responsável pela Política dos Refugiados Migrantes e Apátrida do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania (Dedif) da Sejuf.

Os workshops e a Feira de Empregabilidade para Migrantes serão realizados nas instalações do CEIM, localizado na Rua Desembargador Westphalen, nº 15, Edifício Dante Alighieri, 13º andar, Centro, Curitiba. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato com o CEIM, por meio do telefone: (41) 3224-1979.