Seminário “Direitos Humanos no Século XXI: desafios e realidades locais no Paraná” debate violência contra a mulher, racismo e xenofobia 24/10/2025 - 10:34
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Unidade Técnica de Suporte aos Colegiados (UTSC), realizará no dia 29 de outubro de 2025 o Seminário “Direitos Humanos no Século XXI: desafios e realidades locais no Paraná”, na Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), localizada na Rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da XV, Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Escola de Gestão do Paraná, no link: https://www.cursos.escoladegestao.pr.gov.br/pdcweb/manterEvento.do?action=exibirEvento&codEvento=yfnifnifnhfnm
O evento reunirá especialistas e gestores públicos para debater temas fundamentais como violência contra a mulher, racismo e xenofobia. A programação começa às 8h30 e às 9h30 tem a palestra de abertura ministrada por Antonio Vitor Barbosa de Almeida, defensor público e coordenador da Comissão de Direitos Humanos no Estado. Às 10h30 acontece a mesa temática “Racismo estrutural e institucional: realidades e caminhos de superação”, com Camile Vieira da Costa, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
No período da tarde, haverá a palestra “Avanço e desafios no enfrentamento à violência de gênero no Paraná”, apresentada por Carla Konieczniak, assistente social e coordenadora de enfrentamento às violências contra as mulheres da Secretaria da Mulher Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI). Em seguida, a partir das 15h30, tem início a mesa temática “Xenofobia e migrações: desafios para inclusão e acolhimento de migrantes e refugiados no Paraná”, reunindo pesquisadores e professores de diversas instituições: Karen dos Santos Honório (UNILA); Fabiane Mesquita (UFPR); Luiz Carlos R. Neduziak (PUCPR); Jackson Bittencourt (PUCPR).
Evento: Seminário “Direitos Humanos no Século XXI: desafios e realidades locais no Paraná”
Data: 29 de outubro de 2025
Local: Escola de Educação em Direitos Humanos - ESEDH - Rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da XV, Curitiba
Horário: 8h30 às 17h
Inscrições gratuitas:
https://www.cursos.escoladegestao.pr.gov.br/pdcweb/manterEvento.do?action=exibirEvento&codEvento=yfnifnifnhfnm



